domingo, 31 de julho de 2011

Cineclube Cândido Aragonez de Faria

O Cineclube Cândido Aragonez de Faria faz parte da rede de Salas de Cinema em Cidades Históricas, uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual (Ministério da Cultura) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em Laranjeiras, a ideia foi acolhida pela Prefeitura Municipal, que disponibilizou o espaço de exibição e tem gerido a implantação do projeto, viabilizando sua existência.

As exibições ocorrem toda sexta-feira no Posto de Informações Turísticas de Laranjeiras, localizado a Praça Samuel de Oliveira, 241, Centro, em dois horários: às 15h30 com a sessão infantil e às 18h com a sessão noturna. O espaço também está disponível para escolas realizarem atividades culturais e educacionais.

O objetivo da rede é ampliar o acesso da população brasileira à produção audiovisual de qualidade, em condições adequadas de exibição. O debate sobre os filmes é parte fundamental das sessões, porque incentiva a reflexão coletiva e democrática sobre o conteúdo exibido. Com a iniciativa, Laranjeiras volta a ter um espaço de exibição audiovisual, o que não acontecia desde o fechamento do Cine Íris, na década de 1970.

Cândido Aragonez de Faria
(1849-1911)
O Cineclube homenageia, em seu nome, Cândido Aragonez de Faria, artista plástico laranjeirense nascido em 1849, que teve papel singular na história do cinema. Após estudar na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e trabalhar como chargista, caricaturista e professor de desenho, a partir de 1882 Cândido se estabeleceu em Paris. Lá, criou cartazes para teatro, concertos, circo e, em 1902, produziu o primeiro cartaz da história do cinema, para o filme Les victimes de l'alcoolisme, da célebre Societé Pathé Frères, utilizando a técnica da litografia colorida. Até sua morte, em 1911, Cândido seguiu produzindo uma série de obras do gênero.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Laranjeiras participa do VI Salão de turismo, em São Paulo

Foi encerrada ontem, em São Paulo, a sexta edição do Salão de Turismo. Pela terceira vez consecutiva, o município de Laranjeiras participa deste evento, considerado um dos maiores do Brasil para o setor, já que reúne roteiros turísticos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. “Laranjeiras vem participando desde o primeiro ano do governo da prefeita Ione Sobral das mais importantes feiras e eventos de turismo no Brasil, mostrando para o pais o grande potencial que a cidade de Laranjeiras tem. Este ano, o município produziu um material gráfico de divulgação desses potencias e foi elogiado por todas as autoridades e personalidades do turismo presentes no evento”, destacou o secretário municipal de Cultura, Irineu Fontes.

O secretário informou ainda que a participação da cidade nesses importantes eventos e o trabalho que vem sendo realizado na cidade, como a construção da casa do artesanato de Laranjeiras Dep. José Monteiro Sobral, o Buraeux de Informações Turísticas, Edmunda Lobão Linhares e outras ações como curso de capacitação e informação da guarda municipal, o ponto de cultura, com as oficinas de educação patrimonial, mostram a capacidade da atual gestão em transformar Laranjeiras em um grande pólo de turismo cultural e histórico.


“Laranjeiras levou para a sexta edição do Salão de Turismo, um grupo de três pessoas, o secretario de Cultura, Irineu Fontes, a assessora Cristina Santana e o artesão Gilson dos Santos, que expôs os trabalhos produzidos e demonstrou o seu saber na confecção de miniaturas em cerâmica, do patrimônio histórico de Laranjeiras, capital da cultura popular”, ressaltou Fontes.


O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho também visitou o stand de Laranjeiras e destacou que: “Laranjeiras é a cidade do estado de Sergipe que mais cresceu e trabalhou na direção do turismo”. O secretário, que já conhece o trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeita Ione Sobral, apreciou todo o artesanato exposto por Gilson dos Santos e outros artesãos laranjeirenses.